Informação aos EE - Manuais

Informação aos Encarregados de Educação
Manuais Escolares


1. Condições de disponibilização gratuita, uso, devolução e reutilização de manuais escolares  de 2º e 3º Ciclos em 2019/2020 e 2020/2021


 

2. Distribuição gratuita de manuais escolares de 1º Ciclo no ano letivo 2020/2021


PLATAFORMA MEGA

 

BANCO DE CADERNOS DE ATIVIDADES DA AUTARQUIA


 
PEFS 2020

Provas de Equivalência à Frequência 2020

Informações Prova e Calendarização

Consulte informação no separador lateral "Provas de avaliação externa e PEF"

 
Matrículas 2020 - 2021

A partir do próximo dia 04 de maio o Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) estará disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matricula para o ano letivo 2020/2021.

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 04 de maio a 30 de junho.

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos restantes anos do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, nesta aplicação que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

i.     Credenciais de acesso ao Portal das Finanças

ii.     Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)

iii.     Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

No final do processo de matrícula o Encarregado de Educação receberá um comprovativo.

Foram introduzidas na aplicação melhorias significativas de modo a permitir que:

- O Encarregado de Educação efetue na aplicação todos os procedimentos de matricula e renovação de matricula, assegurando que são recolhidos os dados necessários ao cumprimento rigoroso de critérios de seriação e à criação, ou consolidação do registo biográfico do/a aluno/a no estabelecimento de educação e ensino em que vier a ser colocado;

- A aplicação obtenha por consulta eletrónica nos sistemas da Segurança Social, o escalão de abono de família, faça prova escolar junto desta entidade e envie automaticamente os dados necessários à obtenção de títulos de transporte para as autarquias aderentes, com consentimento prévio do Encarregado de Educação;

- Possam ser submetidos no Portal todos os processos de renovação de matrícula e não apenas os que se referem aos anos de transição de ciclo. Como refere o Despacho Normativo nº 5/2020 de 21 de abril de 2020, a renovação é efetuada de forma eletrónica no Portal das Matrículas e não em qualquer outro sistema;

- Nos casos em que o Encarregado de Educação não tenha possibilidade de proceder autonomamente ao registo de matrícula online. serão os serviços escolares a proceder ao registo eletrónico da matricula ou renovação, na sua presença e mediante consentimento prévio.

Mais informações sobre o Portal das Matrículas disponíveis em: http://pmat.dgeec.mec.pt/


SUGESTÃO IMPORTANTE:

Sugerimos, em prol da simplificação administrativa e processual, que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficarão, sempre, com os dados devidamente atualizados e validados. Este tema assume especial importância dada a situação pandémica atual. Ao fomentar o uso online, os serviços escolares terão maior disponibilidade para apoiar os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não o consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula.

Relativamente a estes casos de preenchimento presencial dos pedidos de matrícula e renovação de matrícula informamos que são requisitos para atendimento:

O encarregado de educação liga para o número 284 437 300 e efetua marcação de dia e hora para atendimento presencial, nos serviços administrativos da escola sede;

As matrículas presenciais realizam-se na escola sede de agrupamento, às 2ª, 4ª e 6ª feiras no período das 9h30 às 12h30.


 
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

 

O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento que se manifesta a nível comportamental e social.

Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.

Em Portugal, estima-se que o autismo afete cerca de 1 em cada 1000 crianças em idade escolar, com um valor um pouco mais elevado nos Açores do que no Continente e com predomínio no sexo masculino.

As crianças com autismo geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.

Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.


 

 

 
Juntos somos mais fortes


 

 
Acolhimento filhos TSE - Covid


 

 
Funcionamento de Serviços Escolares


 
Fornecimento de Refeições - Escalão A


 
TODOS JUNTOS VAMOS DERROTAR A COVID-19

TODOS JUNTOS VAMOS DERROTAR A COVID-19

Neste momento todos somos importantes no combate a este inimigo invisível – o novo Coronavírus. Solicita-se a todos compreensão, colaboração e serenidade e apelamos à responsabilidade social de todos para que a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais como medida preventiva de combate à COVID-19 tenha  efeitos tanto mais positivos quanto todos cumpramos com rigor:

-  as regras de higienização das mãos, com lavagem regularmente com água e sabão (durante pelo menos 20 segundos);

- as Regras de etiqueta respiratória;

- regras de distanciamento social (guardar distância de,  pelo menos, um metro, quando falar com outras pessoas, não cumprimentar com apertos de mão, abraços ou beijos e, sobretudo, evitar  a deslocação a locais com grande concentração de pessoas);

 

- outros procedimentos preventivos.

 


Vamos olhar por nós, pelos nossos e pelos outros.

Reveja as recomendações da DGS!

Todos juntos vamos derrotar a COVID-19!


 

 
Encerramento das Escolas - Covid

COMUNICADO AOS ALUNOS E PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Suspensão de todas as atividades letivas presenciais até à Páscoa

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação de que, em reunião de Conselho de Ministros, o Governo da República Portuguesa decretou a suspensão de todas as atividades letivas presenciais, de 16 a 27 de março de 2020, iniciando-se em seguida a interrupção letiva para as Férias da Páscoa (de 30 de março a 13 de abril de 2020).

Do comunicado remetido às Escolas pela DGEstE destaca-se e reforça-se que:
a) a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram com rigor as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a atividades, iniciativas e locais com concentração de pessoas;

b) quaisquer situações de suspeição ou confirmação de doença COVID19 que ocorram durante a suspensão das atividades letivas devem ser, imediatamente, comunicadas à Escola, tal como referido no Plano de Contingência do Agrupamento, informando:
- A Direção do Agrupamento de Escolas de Vidigueira (telefone: 284 437 300, telemóvel: 968244669, 926752288, email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar )
- As Representantes de Estabelecimento das Escolas Pólo:
EB1 c/JI de Vila de Frades – telefone 284 441 305
EB1 c/JI de Selmes – telefone 284 463 227
EB1 c/JI de Pedrógão – telefone 284 455 310

Mais informamos que:
a) o atendimento ao público será efetuado, preferencialmente, via telefone e email, sendo o atendimento presencial efetuado das 11h00 às 12h30;

b) Os alunos e pais/encarregados de educação deverão estar atentos:
- ao facebook do Agrupamento, canal de comunicação privilegiado pela Escola para atualização de informações;
- ao email e/ou outras plataformas digitais utilizadas usualmente para comunicação entre os professores e os alunos/famílias (classdojo, grupos privados de Facebook ou WhatshApp, Messenger,..) pois poderão os docentes estabelecer contacto para realização de trabalho pedagógico neste período de suspensão das aulas (envio de fichas e pedido de trabalhos aos alunos).

Vidigueira, 13 de março de 2020
A Diretora, Isabel Maria Guerreiro Contente

 
Comunicado - Prevenção e Controlo COVID-19

 


 

 
Plano de contingência do AE de Vidigueira

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO AE DE VIDIGUEIRA

Prevenção e Controlo de infecção por novo Coronavírus (SARS-CoV-2)

Na atual situação relacionada com o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), as Autoridades de Saúde Nacionais determinaram, a todos os serviços ou estabelecimentos, a elaboração de planos de contingência que minimizem o risco de contágio e permitam o bom funcionamento das atividades essenciais.


O Plano de Contingência do AE de Vidigueira  está adaptado à realidade do Agrupamento e aplica-se a todas as Escolas que o constituem. Sustenta-se nos recentes dados da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a evolução da propagação da doença provocada pelo Coronavírus, nomeadamente a INFORMAÇÃO 005/2020 de 27/02/2020 e a ORIENTAÇÃO 006/2020 de 26/02/2020 e nas indicações do Despacho n.º 2836-A/2020, de 02/03/2020.


A escola assume um papel muito importante na prevenção de uma pandemia por Coronavírus, assim, a Diretora apela a toda a Comunidade Educativa a leitura atenta do Plano de Contingência com adoção responsável das medidas preventivas nele propostas, bem como de outras que venham a ser divulgadas pelas Autoridades de Saúde.


Consulte aqui o Plano de contingência do AE de Vidigueira.

Mais informações sobre Coronavírus (https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx).

Vídeos informativos (vídeo 1) (vídeo 2).


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 46