Visita à FUTURÁLIA

 

No passado dia 30 de março, as turmas dos 9º anos e a turma PIEF partiram à aventura, rumo a Lisboa. Visitaram a Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa – Futurália, no Parque das Nações. A iniciativa surgiu no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Vocacional, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia e Orientação, com o objetivo de instigar o contacto e a exploração dos possíveis caminhos educativos e futuras profissões, bem como promover uma tomada de decisão vocacional mais informada e refletida.


 

Participação na Futurália 2017

No dia 31 de março, os alunos do 5ºA e 5º B apresentaram na Futurália 2017 (Feira de Educação e Formação) o Projeto Multidisciplinar S. Cucufate uma Villa Romana, no âmbito do Projeto Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI. Mostraram como se desenvolve um projeto para o qual colaboram várias disciplinas e trabalharam divididos em grupos nas seguintes atividades: construção de quizz multidisciplinar sobre S. Cucufate (kahoot), edição de vídeo com reportagem da passagem pela Futurália, apresentação do estudo das rochas e identificação das que foram usadas na construção de S. Cucufate, estudo do modelo padrão para criação de mosaicos (estudo de mosaicos romanos), identificação dos benefícios da atividade física através de uma caminhada efetuada a S. Cucufate usando a aplicação Google Fit , apresentação da maquete da villa e informação histórica sobre o local com recurso à aplicação Aurasma.

 

 

Durante o dia fomos visitados por representantes das entidades que colaboram no Projeto CEAGXXI: Fundação Calouste Gulbenkian, Samsung e Universidade de Évora, aos quais se apresentou esta experiência bastante enriquecedora que mostrou que o trabalho multidisciplinar é uma mais-valia no desenvolvimento de aprendizagens significativas nos alunos.
Para concluir um agradecimento à Autarquia de Vidigueira e à Junta de Freguesia de Vila de Frades pela colaboração prestada.
Acompanhe no Facebook o registo vídeo e fotográfico da passagem dos nossos alunos pela Futurália.   Vídeo I Vídeo II


 

 


 

 

NOVO - Calendário de Provas de Aferição - 2º ano / Expressões


 

 

Conselho Eco-Escola visita ETAR da Vidigueira

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, elementos do Conselho Eco-Escola, visitaram, dia 28 de março à tarde, a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vidigueira.

A visita organizada pelo Eco-conselheiro, Rui Raposo, representante da autarquia, foi dinamizada de modo amável e muito competente por técnicos das Águas Públicas do Alentejo. Conhecemos as várias fases de tratamento das águas residuais ("esgotos"): separação de sólidos grosseiros, decomposição por microfauna ("bactérias amigas"), decantação e separação de lamas e, finalmente a descarga de água tratada na ribeira, mantendo o ecossistema ribeirinho saudável. Os processos são complexos e por vezes encontram desafios importantes causados por comportamentos humanos incorretos como sejam o despejo de sólidos, gorduras, objetos variados, etc.

Visite o álbum de fotos no Facebook e saiba como ajudar!


 

 

NOVO!  Eleita a proposta para o Orçamento Participativo! (menu lateral esquerdo)


 
Dia Mundial da Água

A Água é fonte de Vida, é mistério, inspiração! Desde a água da chuva, de um rio, de um mar, de uma poça, de uma açorda ou de uma aguarela ou daquela água há tanto ansiada, que nunca vem e assim seca e mata... toda a gota tem a sua importância.

A água potável é um bem indispensável nas nossas vidas. A sua captação, o seu tratamento, a sua distribuição e a sua despoluição são processos complexos e caros em que raramente pensamos. Poupe água, trate-a com carinho.

 

Visita a entrada da escola sede e vem apreciar os trabalhos dos nossos alunos de 7º e 9º ano, supervisionados pela Professora Ângela Carvalho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, dia 22 de março.Siga-nos...


 

 
"Contos de Valores"

No âmbito da temática anual dos Clubes Europeus “Por uma Europa de Valores”, as docentes de Educação Especial e os alunos de CEI desenvolveram, no dia 15 de março, a atividade “Contos de Valores” com os alunos do Pré-Escolar da escola sede da Vidigueira.
Nesta atividade, a professora Selma Antunes, encenou a apresentação da história "Rainha das Cores" (contemplada no PNL) de Jutta Bauer  e os alunos de CEI colaboraram, com as Professoras Lúcia Ludovino e Maria Amado, na parte prática e artística da atividade.

 


Obrigado à Associação Tempos Brilhantes pela cedência dos fatos e a todos que colaboraram ativamente nesta atividade que permitiu aliar a arte do contar histórias e as artes plásticas e visuais, com o objetivo de desenvolver o crescimento e expressão criativa artística e pessoal, ao nível das emoções e valores, dos mais pequenos.

 


 

 

Sensibilizações - Proteção Civil para o 1º Ciclo

Mais uma de muitas ações dinamizadas pelo Técnico Emanuel Pestana do Gabinete Municipal de Proteção Civil (GMPC) em articulação com o nosso Agrupamento. As ações disponibilizadas pelo GMPC foram selecionadas pelos docentes de 1º ciclo e programadas pelo Prof Luís Gama que tem também acompanhado as sensibilizações e feito o seu registo fotográfico.


 

 

Versos Entrelaçados

No passado dia 20 de março decorreu, no Centro Multifacetado da Vidigueira, a entrega de prémios do concurso “Versos Entrelaçados”, num Chá Poético.

Este ano estiveram a concurso 180 poemas, distribuídos por 6 escalões que abrangeram os alunos do 3º e 4º ano, bem como os do 2º, 3º ciclo e secundário, adultos e famílias.

Esta atividade teve como objetivo (i) aumentar os referenciais dos alunos para que estes se transformem em leitores e escritores de profundidade; (ii) sedimentar o envolvimento dos pais/encarregados de educação no processo de leitura dos nossos alunos; e (iii) criar redes de trabalho em prol da leitura com entidades parceiras do concelho.

Premiados

Poemas premiados

Visita o nosso álbum de fotos na página de Facebook do Agrupamento


 

VISITA O ÁLBUM DAS ÁRVORES E ARBUSTOS DA NOSSA ESCOLA

Dia Mundial da Poesia...e da Árvore

As Escolas da Vidigueira estão mais bonitas. No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia e da Árvore, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira espalharam as poesias que estiveram a concurso nos “Versos Entrelaçados”, pelas árvores dos jardins do concelho e plantaram uma Árvore Poética em cada Escola do Agrupamento.

Todas as Árvores Poéticas foram apadrinhadas pelo escritor João Pedro Mésseder que disponibilizou um poema para cada árvore plantada.

Esta actividade foi organizada e dinamizada pela Autarquia, pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira e Gabinete Municipal de Proteção Civil.

Acompanhe as atividades nos nossos álbuns da página de Facebook.

Vem conhecer ... ÁLBUM DAS ÁRVORES E ARBUSTOS DA NOSSA ESCOLA


 
Visita de estudo ao Parlamento Europeu – Bruxelas

A visita realizou-se entre os dias 9 e 11 de março, a convite da eurodeputada Ana Gomes e nela participaram 8 alunos, das turmas de 9º ano e de PIEF, que foram acompanhados pela coordenadora do projeto Teresa Ribeiro e a professora Rita Torrado. O primeiro dia foi reservado para visita ao Parlamento Europeu, encontro com a deputada e uma curta visita ao centro da cidade. O dia 10 de março foi aproveitado para visitar a cidade de Lovaina, locais emblemáticos como câmara, universidade e biblioteca.
Na manhã do dia 11, efetuou-se a visita a novos pontos turísticos da cidade de Bruxelas, com destaque para o Palácio Real e Parque de Bruxelas, zona do Sablon , Mont des Arts e, de novo, zonas centrais junto à Bourse (edifício da Bolsa de Bruxelas) e Grand Place.

O regresso para Lisboa foi feito no final do dia. O transporte para o aeroporto de Lisboa e regresso a Vidigueira  foi feito pela Câmara Municipal que também disponibilizou livros de fotografias sobre o concelho para entregar à deputada que nos convidou.
A reação dos alunos foi muito positiva, aliando diversão e aprendizagem, não só no que respeita ao conhecimento das matérias da disciplina de História, mas ainda ao contacto com a cultura central europeia, necessariamente diferente do dia-a-dia a que estão habituados.
Por fim, uma breve nota, a coordenadora deste projeto congratula-se, por ter sido proporcionada, desde 2014, a visita de 83 alunos e professores da E. B. I. Vidigueira, ao Parlamento Europeu com resultados de sucesso no que respeita ao reforço da qualidade da dimensão europeia do ensino na escola e na comunidade.

Visite o nosso álbum na página de Facebook da escola.

 


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 40

A Nossa escola em ... Blogues

Software livre

Inquéritos

Em linha

Temos 19 visitantes em linha