Durante o mês de Outubro desenvolvemos diversas atividades de sensibilização e combate ao bullying junto da comunidade escolar, com o objetivo de consciencializar TODOS os seus intervenientes sobre os contornos desta problemática.
E porque acreditamos que todos nós temos a capacidade de fazer a diferença nesta luta, este trabalho só poderia resultar de uma estreita articulação entre a Direção, o SPO, a Biblioteca Escolar, Professores, Educadoras de Infância e Auxiliares, não só da Escola Sede, como também de todos os pólos. O propósito que nos uniu era comum: consciencializar os nossos alunos sobre os tipos de violência escolar que existem, ajudá-los a identificar comportamentos disfuncionais e respetivas consequências, a saber reconhecer/valorizar condutas assertivas e saudáveis nas relações com os outros, de forma a promover nos mesmos atitudes mais empáticas e de respeito pelo próximo.
Entre as dinâmicas implementadas, salientamos as rodas de leitura no Pré-Escolar; a leitura de histórias, elaboração de desenhos, receitas da amizade e mural de reflexão e pensamentos no 1º ciclo e a dinamização de painéis de opiniões e sugestões para acabar com o Bullying no 2º e 3º ciclo. De salientar, ainda, o envolvimento das turmas PIEF e PCA no projeto nacional “Doe Sentimentos Positivos”, o qual visa a partilha de mensagens positivas, veiculadas em corações amarelos, os quais foram distribuídos pela escola e pela comunidade de Vidigueira. E para terminar, destacamos os flyers criados por alguns alunos do Ensino Especial.


 

 

Software livre